veja os países confirmados

Quantos paises já visitei. Faça o seu mapa personalizado de viagens
Visitei 8 países das Nações Unidas (4.14%) num total de 193.
Faça o seu mapa de viagens.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Aprenda a ensinar

Exemplos de técnicas sugeridas no livro do pesquisador Doug Lemov

1- PERGUNTAS E RESPOSTAS
É comum o professor fazer uma pergunta e esperar um aluno respondê-la voluntariamente. Em vez disso, o professor pode fazer a pergunta e, depois, escolher um estudante para respondê-la. Desta forma, todos se vrão obrigados a pensar na resposta.

2- LEITURA EM VOZ ALTA
Numa atividade de leitura em voz alta, o professor mida rapidamente de um aluno para o outro no meio da leitura. Assim, em vez de um estudande apenas ler voluntariamente o texto, todos acompanham a leitura, pois sabem que a qualquer momento serão chamados.

3- BOM E ÓTIMO
Um professor pode se contentar com uma resposta boa, mas pode também estimular o aluno a ir além. Num dos vídeos feitos para o livro, uma professora elogia um estudante que chegou perto da resposta, mas cobra mais dele: "Isto fo bom, mas poderia ser ótimo", diz ela.

4- GESTOS EM VEZ DE PALAVRAS
Outro vídeo do projeto mostra uma professora que tem total controle da turma sem precisar parar a aula para chamar a atenção dos alunos. Ela estabeleceu com os estudantes códigos gestuais que indicam exatamente o que ela quer dizer.

5- NÃO SEI
Se o aluno responde não sei a uma pergunta e o professor desiste de insistir, ele aprenderá que a melhor forma de não participar da aula é responder não sei. O professor pode e deve voltar para este mesmo estudante, mesmo que outro colega de classe já tenha respondido à mesma questão e ele tenha apenas que repetir a resposta certa.

Veja mais dicas em http://www.uncommonschools.org/usi/aboutUs/taxonomy.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim.

Seja um membro você também!