quinta-feira, 15 de julho de 2010

Fumar dentro do carro é proibido?

      A lei antifumo de São Paulo proibiu, entre outras coisas, o uso de cigarros em meios de transporte público e nos táxis. A proibição do fumo em ambientes fechados deixou muita gente em dúvida em relação aos automóveis de passeio. Afinal, fumar dentro do carro pode ou não pode?
     Pode. Não há uma lei específica do Código de Transito Brasileiro que indique explicitamente que acender um cigarro dentro de um automóvel de passeio seja uma infração às leis de trânsito. No entanto, o cerco se fecha cada vez mais para motoristas e passageiros fumantes, tornando cada vez mais complicado o uso do cigarro dentro do carro.
      Por exemplo: o código não proíbe que se fume dentro de um carro, mas pelo artigo 252 do CTB, o motorista deve manter as duas mãos ao volante. Ele só pode tirar uma das mãos para mudar de marcha ou acionar algum equipamento do veículo, como a seta, o limpador de parabrisa ou acender os faróis, por exemplo. Deixar uma das mãos livres para segurar um cigarro ou manter o braço para fora do carro com o cigarro aceso representam infrações do artigo e podem resultar em uma multa de R$ 85,13.
      Outro artigo do CTB, o 172, também pode ser aplicado para quem fuma e tem o hábito de jogar a bituca do cigarro pela janela. Ele prevê que ao atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias o condutor está cometendo uma infração média. 
      A própria lei antifumo dificulta a vida de quem fuma no carro. A proibição do cigarro em ambientes fechados cria algumas situações embaraçosas. Por exemplo: quem está fumando dentro do veículo e chega a um estacionamento de shopping center com o cigarro aceso acaba por violar a lei. Segundo a assessoria da Fundação Procon, "é proibido fumar em estacionamentos cobertos. Os funcionários do estabelecimento devem solicitar aos clientes que apaguem o cigarro quando entrem no estacionamento".

Fonte: G1 em 08/08/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim.

Seja um membro você também!