segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Programação da Semana Nacional do Trânsito - BHTRANS

A BHTRANS abre a Semana Nacional do Trânsito nesta sexta-feira, dia 17/9, das 11h30 às 13h, no cruzamento das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas (Savassi), com ações educativas sobre o uso do cinto de segurança e da cadeirinha para transporte de crianças.

Entre os dias 20 e 25/9, a BHTRANS vai apresentar, em diferentes regiões da cidade, o espetáculo “Canal Jovem”, que tem como foco a mobilidade urbana sustentável, cujas diretrizes apontam para utilização racional do transporte particular e estimulam os meios coletivos e menos poluentes.

Durante a apresentação, os temas cinto de segurança e cadeirinha serão abordados por meio de uma performance realizada pelos adolescentes do programa sócio educativo da Associação Municipal de Assistência Social (AMAS). Eles estarão vestidos de anjos da guarda - símbolo de proteção e segurança - e, durante a performance, descem à terra para trazer mensagens sobre os cuidados que os homens devem ter no trânsito e na vida. As mensagens retratam a importância do uso do cinto de segurança, da proteção com as crianças quando transportadas nos automóveis, evitar momentos de estresse no trânsito, dentre outras.

A BHTRANS também vai distribuir materiais educativos sobre os temas da Semana Nacional do Trânsito. O folheto sobre o uso do cinto tem como mote o slogan “Dê uma força para o seu anjo”, contém dicas de segurança para os motoristas e passageiros e ensina como utilizar o equipamento de forma correta. Já o folheto sobre os equipamentos de segurança infantil contém dicas sobre como transportar as crianças no veículo de forma ainda mais segura, destacando os equipamentos mais adequados a cada faixa etária. Também serão distribuídos 3 mil balões com os dizeres “Quem ama sabe cuidar”. Cartazes serão afixados nos postos de saúde e escolas municipais.

Os temas abordados pela Semana Nacional do Trânsito - “Cinto de Segurança e Cadeirinha” – levam as pessoas à reflexão sobre a importância e a necessidade do uso do cinto de segurança e dos equipamentos de retenção adequados às condições das crianças.

O cinto reduz pela metade o risco de morte em um acidente de trânsito e o uso do dispositivo de retenção (bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação) pode diminuir drasticamente as chances de causar uma lesão grave, ou até mesmo a morte, em crianças, nos casos de acidentes.

“No Brasil, em 2008, de acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), 88% dos ocupantes dos bancos dianteiros de veículos automotores utilizam o cinto de segurança. Esse mesmo estudo indica que apenas 11% dos passageiros utilizam o cinto no banco traseiro. O risco de morte de um condutor utilizando o cinto de segurança, como resultado de um passageiro do banco traseiro sem cinto, é cinco vezes maior do que seria se esse passageiro estivesse retido pelo cinto” (fonte: Denatran).

O CANAL JOVEM

O Canal Jovem faz parte do Programa Permanente de Educação para o Trânsito da BHTRANS “Transitando Legal”. É apresentado em várias escolas de Belo Horizonte e também participou, neste ano, do  Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua de Belo Horizonte (FIT-BH). O espetáculo tem duração de cerca de uma hora e conta com a parceria do grupo de teatro de bonecos Giramundo e do Liquidificador Studios de Gravação.

Dinâmico, descontraído, com trilha sonora e figurinos coloridos, o Canal Jovem é voltado para os jovens de 12 a 15 anos e retrata um programa de rádio e TV que tem como protagonista um boneco chamado DJ B. Os atores são adolescentes da AMAS e agentes de trânsito, que utilizam linguagem própria à faixa etária com objetivo de despertar a atenção do público adolescente. Os principais assuntos abordados são: conceito de mobilidade urbana sustentável, travessia segura, uso da bicicleta e do transporte coletivo, solidariedade, respeito, o perigo de usar cerol, uso da cadeirinha e do cinto de segurança.

Antes de cada apresentação, um cortejo formado por uma escola de samba com malabaristas, anjos da guarda com pernas de pau, acrobatas ciclistas - tudo isso com muita percussão e poesia - vão convidar as pessoas que estiverem circulando pelas ruas próximas ao local da apresentação a assistirem o espetáculo.

Com o Canal Jovem, a BHTRANS busca conscientizar e sensibilizar, principalmente o público jovem, sobre os cuidados com ele mesmo, com os outros e com o meio em que vivem, entendendo e praticando, de fato, a mobilidade sustentável.

Confira a programação da BHTRANS para a Semana Nacional do Trânsito:

Dia 17/9 (sexta-feira)

-          Das 7h30 às 9h30:  apresentação do Cortejo e da performance com os anjos da guarda e distribuição de materiais educativos sobre a importância do uso do cinto de segurança e da cadeirinha aos funcionários da BHTRANS, na sede da empresa (avenida Engenheiro Carlos Goulart, 900, Buritis).

-          Das 11h30 às 13h30: apresentação da performance com os anjos da guarda e distribuição do material educativo na avenida Cristóvão Colombo com Getúlio Vargas, Savassi, e apoio às ações educativas da Câmara de Dirigentes Logistas de Belo Horizonte(CDLBH).




Dia 20/9 (segunda-feira)

- Das 11h30 às 13h30: apresentação do Cortejo e Canal Jovem no Barreiro, rua Visconde de Ibituruna com avenida Sinfrônio Brochado.

- Às 19h: palestra sobre Cidadania e Segurança no Trânsito para os alunos e pais da Escola Municipal Cora Coralina, em Venda Nova, rua Lisboa, nº 54, bairro Copacabana.

Dia 21/9 (terça-feira)

- Das 11h30 às 13h30: apresentação do Cortejo e Canal Jovem em Venda Nova,  rua Padre Pedro Pinto (em frente à Regional da Prefeitura).

- Às 18h30:  distribuição de materiais educativos sobre o uso da bicicleta (camisas, bandeirolas, folhetos) na Praça da Liberdade, durante a chegada do Desafio Intermodal, evento realizado pelo grupo Mountain Bike BH.

Dia 22/9 (quarta-feira) – Dia mundial “Na cidade sem meu carro”


- Das 11h30 às 13h30: apresentação do Cortejo e Canal Jovem no Bairro Cidade Nova, Rua Júlio Pereira da Silva com Av. Cel. Pedro Paulo Penido (ao lado da Feira dos Produtores).

- Das 18h às 19h: durante a concentração de ciclistas na Praça da Liberdade (Pedalada-manifesto), organizada pelo grupo Mountain Bike BH, a BHTRANS vai distribuir material educativo sobre o uso da bicicleta.

Dia 23/9 (quinta-feira)

-          Das 11h30 às 13h30: apresentação do Cortejo e Canal Jovem no Bairro Alípio de Melo, Av. Abílio Machado com Av. Paulo VI.

Dia 24/9 (sexta-feira)

Das 11h30 às 13h30: apresentação do Cortejo e Canal Jovem na Praça de Santa Tereza.

Dia 25/9 (sábado)

Das 9h às 12h: para encerrar a Semana Nacional do Trânsito, será apresentado, no Parque Municipal, o Cortejo e o Canal Jovem, durante o evento  “Chegada da Primavera”, realizado pelo Grupo de Trabalho e Promoção de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing da BHTRANS, 16/9/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim.

Seja um membro você também!