quarta-feira, 27 de abril de 2011

Palestra com Roberto DaMatta

Roberto DaMatta 24/05, terça-feira, às 19h30 | 

Local: Auditório da Cemig - Av. Barbacena 1200, Santo Agostinho.

O escritor fluminense Roberto DaMatta é o convidado do Sempre Um Papo para debate e lançamento do livro “Fé em Deus e Pé na Tábua” (Editora Rocco). 

A obra faz uma análise sobre o comportamento do brasileiro ao volante. Escrito em parceria com João Gualberto M. Vasconcellos e Ricardo Pandolfi, o material nasceu de duas pesquisas, encomendadas pelo Governo do Estado do Espírito Santo, com o objetivo inicial de melhorar o trânsito na área da Grande Vitória e do restante do estado. 

O debate será mediado pelo idealizador do Sempre Um Papo, Afonso Borges. A entrada é gratuita e aceita-se a doação voluntária de livros literários novos ou usados para o projeto Ler Convivendo.   

O trânsito nas grandes cidades brasileiras é unanimemente considerado caótico – com uma alta carga de agressividade e violação das leis que causam um grande número de acidentes e mortes. À parte a responsabilidade do Estado pela manutenção das estradas e ruas, tanta tragédia sobre rodas pode ser atribuída principalmente à cultura do brasileiro em dispor do espaço público como seu e de mais ninguém. 

“Fechar”, “furar” e “dar um balão” são as versões do popular “jeitinho brasileiro” usadas por motoristas no dia a dia. O outro, aquele que é desconhecido, visto sempre como inimigo, é um sintoma do comportamento do brasileiro. 

O estudo da dinâmica do sistema de trânsito e como atuam e o que pensam seus atores (pedestres, motoristas, caminhoneiros, motoqueiros, ciclistas) deram origem ao ensaio inédito Fé em Deus e pé na tabua – ou como e por que o trânsito enlouquece no Brasil, do antropólogo Roberto DaMatta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim.

Seja um membro você também!