terça-feira, 13 de setembro de 2011

PROJETO





Se você apóia, faça parte da nossa campanha no Facebook!

Veja como foi a Semana Nacional de Trânsito
Veja quem apóia a Campanha Eu faço a minha parte

1 Introdução
Nossa sociedade reconhece o trânsito como sendo um de seus maiores problemas, ao lado da saúde, educação e segurança. No entanto, o problema do trânsito está inserido numa questão muito mais abrangente: as dificuldades crescentes de mobilidade, incluindo segurança, acessibilidade, apropriação do espaço público e qualidade ambiental. Assim, o projeto Segurança no trânsito: eu faço a minha parte, abrange o estudo crítico, reflexivo e prático sobre a mobilidade, com ênfase na segurança do trânsito, visando a participação social.

            1.1 Justificativas

No Brasil, a grande e crescente preocupação com a mobilidade está pautada nas graves conseqüências da adoção de um sistema excludente, perigoso e prejudicial à saúde e ao meio ambiente. Estão entre os principais problemas:

·        Altos índices de acidentes de trânsito, envolvendo principalmente os papéis mais vulneráveis, como pedestres e ciclistas.
·        Distribuição desigual da acessibilidade.
·        Congestionamento.
·        Poluição.
·        Invasão dos espaços habitacionais e de vivência coletiva por tráfego inadequado.

No período de 18 a 25 de setembro comemora-se no Brasil a Semana Nacional do Trânsito em cumprimento ao estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro. Conforme deliberação do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito. O tema deste ano é, “Ações para a segurança no trânsito” seguindo orientações da Organização das Nações Unidas - ONU.

Por esses motivos, torna-se fundamental entender as origens do problema, sua extensão e gravidade e provocar o desejo de mudança.

2 Objetivos

        2.1 Objetivo Geral

Realizar ações conjuntas que sensibilizem a sociedade a assumir para si a responsabilidade por um trânsito mais seguro.

        2.2 Objetivos específicos
  • Levar à sociedade informações sobre segurança no trânsito afim de que eles se tornem multiplicadores dessas idéias e ações.
  • Alertar os usuários das vias, que muitos acidentes de trânsito são causados pelo comportamento inadequado do próprio ser humano e conscientizá-los da importância do respeito ao próximo e do respeito à vida;
  • Envolver toda a comunidade: Moradores, Igreja, comerciantes, associações e escolas tornando-os protagonistas das ações realizadas.

3 Público Alvo
         Moradores, comerciantes e freqüentadores do bairro Belvedere e região.
        
4 Programação

5 Conclusão do Projeto

Sabemos todo projeto que visa melhorar o trânsito e a formação dos condutores devem ser contínuo. Portanto o projeto Educacional “Segurança no Trânsito: eu faço a minha parte” faz parte de um conjunto de ações que vêem sendo realizadas desde 2002. São ações que se complementam e que pretendem colocar em pauta para a sociedade a importância do seu papel como protagonista para mudarmos os dados estatísticos e melhorar a segurança no trânsito do nosso bairro. Esperamos que com essas ações, outras instituições e empresas privadas tenham a iniciativa de contribuir para um trânsito melhor e mais humano.

Aproveitando o momento, lançaremos a campanha que entregará adesivos aos condutores para que coloquem em seus veículos e passem a assumir a responsabilidade por um trânsito mais seguro.

6 Contatos
Roberta Torres

Telefones: (31) 2535-5775






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim.

Seja um membro você também!