quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Ser educado no trânsito


Ser educado no trânsito e para o trânsito é um processo que levará tempo principalmente em um país como o nosso onde impera a lei da vantagem própria e do jeitinho brasileiro. Não serão suficientes as 45 horas/aula no processo de formação, dias ou meses. Serão necessários anos, talvez décadas.

Ser educado no trânsito e para o trânsito é um processo de EVOLUÇÃO. Evolução mental, física e intelectual. Ou seja, você se torna mais inteligente. Essa evolução acontece, porque você passa a ter uma capacidade maior de raciocínio e de autocrítica. Autocrítica é muito difícil, porque ela representa “pensar a si mesmo”. O sentido original da palavra “crítica” é separação.  Segundo o filósofo Mario Sérgio Cortella “autocrítica” é fazer uma separação daquilo que serve e o que não serve. A necessidade de conhecer a si mesmo e a capacidade de avaliar nossas ações, convicções, atitudes e pensamentos.

“É óbvio e inteligente eu vou usar o cinto de segurança”. “É óbvio e inteligente que eu não vou dirigir depois de ter bebido”. “É óbvio e inteligente que eu vou sinalizar quando for mudar de faixa ou fazer uma conversão”. “É muito óbvio e inteligente que eu não vou ultrapassar quando a faixa for contínua”.


Essa evolução mental, moral e ética não é simples. Concordo com o filósofo austríaco Ludwing Wittgenstein, um dos maiores pensadores do século XX, que dizia “você não consegue pensar decentemente se não quiser ferir-se a si mesmo”. Para que ocorra essa evolução, devemos mudar nossa forma de olhar, de pensar, de agir e se perceber como um ser incompleto e imperfeito. Olhar para si mesmo e se perguntar: o que eu faço por um trânsito mais seguro? Essa evolução nos leva a adotar valores e atitudes simples que irão fazer com que tenhamos mais chances de permanecer vivo. Digo mais chances, já que nem todos possuem essa capacidade de evoluir ou de ao menos tentar e os riscos iminentes ainda existam, mesmo que você seja evoluído. A verdade é que: ser educado no trânsito e para o trânsito no mínimo fará de você uma pessoa melhor, de bem com a vida e mais inteligente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim.

Seja um membro você também!