quinta-feira, 19 de junho de 2014

SUPREME - Automóveis e dispositivos de segurança



De acordo com o relatório, os requisitos dos desenhos dos automóveis são fixados a nível internacional e europeu. Porém, existe uma separação entre os requisitos mínimos definidos por estes organismos internacionais e o que se pode fazer do ponto de vista da segurança. Ou seja, os requisitos são mínimos, e as empresas podem e deveriam fazer mais pela segurança de seus produtos.

Um dos pontos importantes ressaltados no documento é sobre a informação. Quanto mais o consumidor souber sobre o comportamento de segurança de um veículo automóvel, maior será a procura por automóveis mais seguros, além de estimular os fabricantes de automóveis a incluírem a segurança como estratégia de marketing.

"Aqui no Brasil o que mais vemos nas propagandas são elementos relacionados ao status, velocidade, poder, entre outros totalmente distantes do que está previsto neste estudo".

EuroNCAP

Desenho de veículo seguro

O Programa Europeu de Avaliação de Novos Modelos de Automóveis (EuroNCAP) realiza testes de colisão com os automóveis mais comercializados na Europa com o propósito de avaliar o nível de proteção que oferecem aos seus ocupantes e aos pedestres. Os automóveis são postos à prova utilizando um teste de choque frontal a 64 km/h contra um
a barreira lateral maleável, um teste de colisão lateral a 50 km/h e testes com bonecos parciais representando as pernas e cabeças de pedestres a 40 km/h. O comportamento de segurança é avaliado para adultos e crianças.

Conforme os resultados, a proteção do ocupante adulto, a proteção do pedestre e a proteção da criança são avaliados em uma escala de 1 a 5 estrelas. Quanto mais estrelas, melhor a proteção.

Eficácia e custo
Um estudo de avaliação realizado revelou que o risco de acidente grave ou fatal diminui 12% por cada estrela EuroNCAP atribuída. Não se verificaram diferenças significativas no caso de acidentes leves. A análise custo/benefício estima que cada estrela EuroNCAP a mais são acrescidos 600 euros no valor do automóvel. O principal benefício associado a esta medida é a redução da gravidade dos acidentes. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim.

Seja um membro você também!