veja os países confirmados

Quantos paises já visitei. Faça o seu mapa personalizado de viagens
Visitei 8 países das Nações Unidas (4.14%) num total de 193.
Faça o seu mapa de viagens.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Observatório Certifica especialistas em Educação e Segurança no Trânsito



Fonte: ONSV
Para auxiliar profissionais que atuam na área de trânsito, o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) criou uma certificação para gerar mais conhecimentos de boas práticas na segurança viária e veicular em prol de um trânsito mais seguro.
A certificação foi lançada no final de julho, intitulada Programa Nacional de Certificação de Observadores, com carga horária de três dias, para aperfeiçoar o conhecimento de profissionais que já tenham proficiência na área de trânsito, como especialistas em segurança viária, instrutores, educadores de trânsito, comunicadores, engenheiros, especialistas na legislação de trânsito, entre outros. A certificação tem validade de um ano, e na primeira turma foram certificados 14 profissionais.
O objetivo do OBSERVATÓRIO é construir uma rede atuante de profissionais atentos às problemáticas do trânsito brasileiro e interessados na busca de informações e conteúdos que os auxiliem nas ações de preservação de vidas no trânsito. Para se submeter à certificação os profissionais deverão ter proficiência na área de trânsito e reputação ilibada, além de não possuir vínculos efetivos com a administração pública ou partidos políticos.
De acordo com José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, após a certificação esse grupo de profissionais passa a ter acesso a ferramentas e informações técnicas, de forma sistêmica, fortalecendo as ações na gestão da segurança viária e veicular nas suas bases de atuação, em diversos regiões do país. “Esses profissionais serão atualizados  sobre as temáticas do trânsito – principais discussões, programas e políticas”.
Com o título de “Observadores Certificados”, esses profissionais serão agentes catalizadores para tornar o trânsito mais seguro em seus territórios. A certificação prevê que os profissionais compartilhem os conhecimentos desse aperfeiçoamento com toda a sociedade, colaborem com a produção de materiais, estudos e pareceres relacionados ao trânsito e divulguem os conteúdos, projetos e programas elaborados pelo Observatório.
Por outro lado, eles participarão da elaboração de materiais técnicos, utilizarão as ferramentas corporativas como o SOMA (Sistema de Observação, Monitoramento e Ação) para gestão de estatísticas de trânsito; terão acesso às informações técnicas da entidade, por meio de uma plataforma web exclusiva, terão livre acesso aos eventos da entidade, em qualquer estado. além de serem convidados a participar do Conselho Técnico e dos Grupos de Trabalhos criados pelo OBSERVATÓRIO.
De acordo com o OBSERVATÓRIO, o Programa será realizado duas vezes por ano, com a próxima turma prevista para fevereiro de 2016. As inscrições para as próximas turmas abrem em novembro e as informações sobre as condições de participação serão disponibilizadas em breve no site do OBSERVATÓRIO.
Primeira Turma

A primeira turma certificada pelo OBSERVATÓRIO participou de um curso que teve início na segunda, dia 27, e se estendeu até o dia 29 de julho, na Sede do OBSERVATÓRIO, em Indaiatuba. No programa de certificação os observadores tiveram a oportunidade de demonstrar a sua atuação na área de trânsito, receberam treinamento sobre a utilização das ferramentas, programas e projetos do Observatório, além de capacitação sobre a atuação de entidades no terceiro setor da sociedade e de comunicação com o público externo. 

Observadores Certificados no 1º Programa:

Roberta Torres 
Belo Horizonte/Minas Gerais
Alex Casimiro
 Indaiatuba/São Paulo
Argentina Nunes 
Cuiabá/Mato Grosso
Beatriz Ramos 
Indaiatuba/São Paulo
Daniela Gurgel 
 Indaiatuba/São Paulo
Danilo Tiisel 
Indaiatuba/São Paulo
José Aurélio Ramalho 
Indaiatuba/São Paulo
Luiz Gustavo
Ribeirão Preto/São Paulo
Marcia Pontes
Balneário Camboriú/Santa Catarina
Marcos Sigrist
São José do Rio Preto/São Paulo
Mauro Gil Meger
Curitiba/Paraná
Natalia Ramalho
Indaiatuba/São Paulo
Ordeli Savedra
Porto Alegre/Rio Grande do Sul
Paulo Guimarães
Indaiatuba/São Paulo



2 comentários:

Seu comentário é muito importante para mim.

Seja um membro você também!