terça-feira, 7 de junho de 2016

Agenda Positiva junho #AndeDeBike

Fonte: Observatório Nacional de Segurança no Trânsito


Não é novidade que o trânsito nas cidades é cada vez mais caótico. O hábito de se locomover de carro para ganhar tempo, há anos, tem contribuído para que os congestionamentos sejam constantes e maiores a cada dia.  Contribui também para essa realidade, o fato de o transporte público, em muitos casos, serem insatisfatórios e sequer oferecerem conforto para a população, além de nem sempre serem pontuais.
Este quadro é definitivo? Não necessariamente. Existem outros mecanismos que podem colaborar com a mobilidade e ajudar para um trânsito menos complicado. A bicicleta é um deles e sua utilização vem sendo incentivada e ganhando destaque em vários municípios.
A implantação de faixas exclusivas para o ciclista, que inicialmente foi motivo de polêmica em algumas cidades, passa agora a ser melhor assimilada.
E, assim, as bicicletas deixaram de ser apenas veículos usados na prática de lazer, de esportes, entre outros, e se transformaram em veículo de locomoção para o trabalho ou outros compromissos.
Usar bikes como meio de transporte, porém, traz muito mais benefícios do que simplesmente contribuir para a redução dos congestionamentos. Elas contribuem também para a redução da poluição atmosférica, permitem que, enquanto usadas, seu condutor se exercite fisicamente, entre outros benefícios.
Neste sentido, e para incentivar sua utilização como veículo de transporte, o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) adota como Agenda Positiva deste mês de junho, o tema Ande de Bike. A Agenda disponibiliza vídeo no qual são tratadas as vantagens de se utilizar a bicicleta como meio de transporte.
É só planejar melhor o tempo de percurso até o trabalho, por exemplo, e desfrutar da liberdade da utilização das bikes que proporcionam, igualmente, redução de custos com o transporte. Aproveite e passe a usá-las também para outros tipos de compromissos, além, é claro, de utilizá-las em momentos de lazer, seja para simples pedaladas em ciclofaixas ou para as tradicionais trilhas, que permitem a integração à natureza.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim.

Seja um membro você também!